A Secretaria de Educação de Itapema realizou nesta quinta-feira (7) formação da Lei Lucas para professores e funcionários da rede municipal de ensino. A capacitação acontece em seis unidades: Centro de Contraturno Novos Caminhos, EMEB Prefeito Francisco Victor Alves, EMEB Vereador Paulo Reis, EMEB Maria Linhares de Souza, EMEB Luiz Francisco Vieira e EMEB Oswaldo dos Reis.
A formação reúne orientações teóricas e práticas sobre primeiros socorros, com instruções sobre procedimentos iniciais em casos de engasgamento, parada cardiorrespiratória, desmaios, convulsões, quedas e crises alérgicas. A atividade também conta com demonstrações práticas e simulações de emergência.
A Lei Lucas (Lei Federal nº 13.722/2018) tornou obrigatória a capacitação em primeiros socorros para professores e funcionários de instituições de ensino públicas e privadas em todo o país. A legislação foi criada após a morte do menino Lucas Begalli, de 10 anos, vítima de engasgamento durante um passeio escolar.
“Nosso compromisso é garantir um ambiente escolar cada vez mais seguro e preparado. Essa formação oferece conhecimento essencial para que os profissionais possam agir com rapidez e responsabilidade em situações de emergência”, afirmou o secretário de Educação, Valdir Nesi Filho.





